Três motivos pra ouvir mais música en español

O Brasil não escuta muito rock latino-americano. A cultura fortemente anglocêntrica deixa o rock hispanohablante em segundo ou até terceiro plano. Aqui no RS por conta da proximidade com o Uruguai e a Argentina talvez se escute mais música em espanhol do que o resto do Brasil, mas ainda sim é pouco. Talvez todo mundo conheça Soda Stereo, Café Tacuba, Maná, Fito Paez… mas dá pra sair um pouco dos clichês né? Pois bem, vamos ao que interessa.

NATALIA LAFOURCADE (méxico)

Natalia-Lafourcade-1024x768Natalia é uma mexicana de 31 anos é maravilhosa. Maravilhosa. Repetindo: maravilhosa. De novo: ma-ra-bi-jo-sa. Ah, ela também tem uma banda, Natalia y la Forquetina, mas é o trabalho solo que ela brilha. Músicas delicinha pra cantar junto, com pegada rock, pop, bossa nova e até instrumental (que é uma delícia de ouvir).

O que recomendar? Três coisas de três fases diferentes. É, ela tem fases.

Outras pra ouvir: Hu Hu Hu (com a Julieta Venegas) e Otra Vez

carla morrison (méxico)

Screen Shot 2015-08-19 at 12.22.31

A Carla, olha só, também é mexicana e também tem ligação com a Natalia Lafourcade. Dona Natalia é praticamente “madrinha” da Carla: produziu um EP e o segundo álbum dela e começou a explodir no México. A dica do post é o álbum Déjenme Llorar, que levou 2 Grammy Latinos e as músicas Eres Tú e Me Encanta.

bersuit vergarabat (argentina)

bersuit

Claro que eu não poderia deixar de incluir meus conterrâneos. Eu nasci na Argentina, mas me mudei pro Brasil com 5 anos e perdi muito da música por lá. Não, eu não gosto de Soda Stereo. Descobri Bersuit numa viagem de trabalho pra Buenos Aires em 2006. Eu estava no hotel podre de cansada vendo tv até cair no sono e tenho aquele costume de ficar zapeando loucamente até achar algo que preste aí vi o clipe de La Soledad e anotei pra baixar quando voltasse.

E tive uma puta surpresa.

Mas como explicar La Bersuit? Pensem que é uma banda que já tem quase 30 anos de carreira, provavelmente uma das maiores da Argentina. Eles fazem aquele pop-rock com influências de ritmos latino-americanos como candombe, cumbia, murga, e chacarera. E falam de futebol, protesto social, das invenções argentinas mais famosas do mundo – que são as melhores, do orgulho de ser argentino, da condição social dos argentinos… tem muita, MUITA coisa.

Bersuit é uma banda que fui escutando aos poucos e amando aos poucos. Como é uma banda de muita quilometragem vou descobrindo coisas aos poucos. E aprendendo que nunca se ouve uma música pela metade.

Eu escuto Bersuit desde 2006 e só fui descobrir Negra Murguera ano passado enquanto estava trabalhando e não tava focada em apertar o botão pra passar a música. Surpresa ouvir esse coro de vozes entrando nos fones de ouvido sin pedir permiso.

Ou seja: nunca passe uma música sem escutar até o fim: você pode ter uma grata surpresa.

Se alguém leu esse post até o final aceito dicas de outros artistas latinos. Gracias 🙂

Um comentário sobre “Três motivos pra ouvir mais música en español

Comenta aí!

